Governo da Bahia entrega obras de modernização de mais duas escolas estaduais em Camaçari

Fotos: Luiz Carrera
Nesta quinta-feira (4), a rede estadual de ensino de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, recebeu a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes e do Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra de Pojuca. Com um investimento de R$ 32,9 milhões, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações destinadas a requalificar e construir novas escolas estaduais com infraestrutura de alto padrão, visando proporcionar uma aprendizagem integrada ao esporte, cultura, arte, iniciação científica e qualificação profissional.

Essas duas escolas em Camaçari seguem um modelo de reestruturação que está sendo implementado em toda a Bahia, incluindo a construção de novas unidades e a reforma das existentes. Os estudantes  têm acesso agora a salas de aula climatizadas, teatro, restaurante estudantil, equipamentos de esporte e lazer, além de laboratórios modernos. “Educação significa inclusão e justiça social. Este equipamento vai humanizar a vida dos professores e melhorar a expectativa de qualidade aos estudantes”, destaca o vice-governador Geraldo Junior.

O novo padrão das escolas vai beneficiar não apenas os estudantes, mas toda a comunidade local, oferecendo espaços para lazer e entretenimento.  "Nenhum dinheiro paga o investimento na vida das meninas e dos meninos da rede estadual. Na transformação que vamos fazer com essa unidade escolar. Nossa alegria é entregar um equipamento que vai cuidar do bem-estar dos nossos estudantes, da garantia da segurança, da proteção, de uma alimentação saudável. Mas, só faz sentido a escola se ela tiver ocupada também pela comunidade de Vila de Abrantes. Para as mães,  os pais e os avós de nossos estudantes”, ressalta a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

Transformação - No Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes, onde cerca de dois mil jovens e adultos estudam em tempo integral, a ampliação inclui 24 novas salas, teatro, restaurante com 200 lugares, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva coberta e espaço para vivências corporais. A estudante Mirela de Moraes Dória, presidente do Grêmio Estudantil, expressou sua felicidade com as melhorias: “Esse é o caminho para o estudante da escola pública, para que ele possa adquirir conhecimentos e fazer as escolhas para o futuro”.

Para o diretor da unidade escolar, Adriano Sousa, as melhorias já estão refletindo positivamente na comunidade escolar, especialmente nos estudantes, que se sentem mais motivados. “Essa ampliação com modernização é muito importante para desenvolvermos um trabalho de qualidade, melhorando não só a gestão de aprendizagem, como a valorização do protagonismo estudantil”, destacou Sousa.

Em Barra de Pojuca, a estrutura foi ampliada com mais 10 salas, campo de futebol society com pista de atletismo e vestiário, beneficiando ainda mais os alunos.

Fonte: Ascom/SEC